Entry: O que entendo de economia Wednesday, April 01, 2015



Bom este artigo do Mises Brasil: “Você provavelmente entende tanto de economia quanto de astrofísica”.

Entendo mais de economia do que de Astrofísica. Bem, entendo algumas poucas coisas.

Por exemplo, entendo que impostos muito altos são ruins para todos. Realmente, todos. Alguém pode dizer que impostos muito altos ajudam algumas classes sociais, como funcionários públicos ou os pobres (e até muita gente de classe média) beneficiados pelos serviços estatais. Não, é ruim para todos. Imposto é tomar dinheiro arrecadado pela produção de bens e serviços. Se os produtores tivessem mais dinheiro para investir, toda a sociedade, e não apenas os produtores, teriam mais bem e serviços para consumir. Inclusive funcionários públicos e os beneficiados pelos serviços estatais. Dinheiro de imposto é dinheiro tirado de quem produz e dado a quem não produz, ou pode até produzir, mas não é por isso que recebe o dinheiro, e sim por ter poder político.

A Petrobrás, por exemplo, não recebe dinheiro com a ajuda do governo (quando não diretamente do próprio governo) porque é boa em produzir petróleo. Ela recebe esse dinheiro porque tem força política, força essa que deriva da ideologia dos brasileiros. (A Petrobrás é um dos muitos exemplos que desmentem as teorias de Marx, ela existe e é poderosa não por causa dos interesses econômicos de uma classe social, e sim por causa da ideologia da maioria dos brasileiros de todas as classes sociais – isso quando os brasileiros prejudicados financeiramente pela Petrobrás são maioria em todas as classe sociais, exceto, talvez, os funcionários da própria empresa estatal, e mesmo eles são uma minoria dentro do universo dos empregados públicos).

Então, eu sei que impostos muito altos significam dinheiro que faz falta nos investimentos capitalistas e sei que isso acaba sendo ruim para todas as classes sociais. Sei que, se o governo cobrasse menos impostos, a produção seria maior e isso significaria mais recursos para todos, inclusive para o governo. O que mais?

Ah, eu também sei que todo imposto é sobre a produção, direta ou indiretamente. Imposto sobre o consumo seria imposto pago pelo consumidor quando ele compra um produto. Mas o imposto sobre a produção também é imposto que o consumidor paga, já que quem produz, quando vende seu produto, inclui no preço o imposto que pagou para produzi-lo. É certo que se o imposto sobre a produção fosse menor, o preço do produto também seria menor.

De resto, quando o preço de um produto aumenta, seu consumo diminui e o produtor ganha menos dinheiro. Ganhando menos dinheiro, investe menos dinheiro e produz menos. Seja por causa de imposto sobre a produção, seja pelo chamado imposto sobre o consumo, o resultado final é sempre o mesmo: menos dinheiro para investir em produção. E isso também vale para o imposto de renda. É certo que imposto de renda não aumenta o preço de um produto, pelo menos não diretamente. Mas o pagador de imposto é também um consumidor, pelo menos potencialmente. Com menos dinheiro para gastar, depois de pagar impostos, ele irá comprar menos. Por isso, os produtores também irão vender menos e ganharão menos dinheiro, e terão menos dinheiro para seus investimentos. Então, se o imposto de renda for muito alto, a produção também será menor, no final das contas.

Ou seja, de um jeito ou de outro, todos os impostos acabam sendo ruins para a produção.

E eu não entendo como alguém pode achar que impostos altos são bons para a produção, como muita gente acha. Podemos defender os impostos dizendo que há coisas mais necessárias que produzir e vender mais bem e serviços, como uma polícia e uma justiça para perseguir e prender criminosos, ou um exercito para defender nosso país de possíveis agressores, ou uma obra que pode melhorar a vida de muitas pessoas, e que nesses casos vale a pena sacrificar os investimentos em produção para pagar impostos, e essa argumentação eu entendo e posso respeitar (mesmo que discorde em alguns casos), mas eu não entendo e não posso respeitar que alguém diga que impostos muito altos acabam ajudando na produção e melhorando a economia. Isso, de jeito nenhum.

Eu sei disso com certeza absoluta não por ler um livro ou ser da ideologia liberal, mas porque trabalhei muitos anos no comércio varejista e tenho um irmão que trabalha no comercio atacadista, e eu acompanho os negócios dele, às vezes até faço alguma tarefa para ele. Eu sei que impostos altos prejudicam os negócios dele e dos produtores que vendem para ele, como antes me prejudicavam e prejudicavam os que vendiam bem e serviços para mim.

Poderia falar mais sobre economia, pois tenho noções de mais algumas coisas, mas não. Prefiro falar do que sei com certeza absoluta.

Eu também sei com certeza absoluta que se nossos políticos, os esquerdistas principalmente, é verdade, mas também quase todos os políticos não esquerdistas soubessem disso, então o Brasil hoje estaria em situação muito melhor. Se soubessem disso e agissem de acordo. Mas aí já não é mais questão de economia, e sim de ideologia, para não dizer mau-caratismo mesmo.

   0 comments

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments